Resultado ago/2015 | 2% ao Mês

Resultado ago/2015

Boa tarde, caros colegas do ramo financeiro! Continuo no mais do mesmo, em renda fixa e nada mais! Sem grandes riscos no momento, só o TD que performou negativo, quem diria?! Digo isso por que eu achava que havia comprado as NTNBs no topo dos juros, só que não!

Semana passada, estava viajando à trabalho em uma área sem conexão de internet boa, em uma obra e então perdi o momento bom de compra de ações (IBOV abaixo de 43mil) em que algumas delas mostraram-se em preços os quais acredito serem bastante atrativas. Quando retornei, os preço já haviam subido bastante em um repique do IBOV!

Bom, continuo aguardando um ponto bom para entrar, assim como fiz da última vez em janeiro, no entanto, confesso que essa história de perda de rating do Brasil + disparada do dólar me deixam receoso e fazem eu repensar se abaixo de 45 mil pontos, ou 44, ainda seriam pontos bons para compra. Talvez não devesse considerar um patamar menor para transferir 40% do total hoje em RF para RV, por exemplo 42 mil pontos? Dúvida cruel!

Enquanto penso, seguem os resultados de agosto:
Para título de conhecimento, essa rubrica OUTROS (20,3%) trata-se de um imóvel que tenho no Ceará e eu atualizo com uma taxa mais ou menos igual a inflação, imóvel onde moro não considero dentro de investimentos, pois é um bem que uso. Os 2,3% que tenho de RV trata-se apenas de um pequeno empréstimo que fiz e que recebo a parcela mais os juros e quando tenho ações, por exemplo, entra nessa mesma rubrica de RV. Faço isso para manter o controle de empréstimos e considero como RV, pois às vezes paga mais, às vezes menos, mas sempre atualizando com o juros acordado.

5 comentários

Preocupa não que as ações vão ficar melhor ainda, rs.
Pelo jeito continuará ocupando o ranking da rentabilidade, rs

Reply

Tomara, Uo! estar em boa posição no ranking, significa ter boa rentabilidade total...e esse é o objetivo, vamos seguindo!

Reply

Não estou discordando quanto à inclusão do imóvel no patrimônio, ainda que o item "outros" representa 20% do patrimônio, mas como você calcula a rentabilidade? Por exemplo, agora o preço dos imóveis está caindo, dizem até que deverá sofrer uma queda de 23%.

Abraço!

Reply

Está corretíssimo, doutor! Na realidade, comprei em 2011 e de lá para cá venho só colando uma valorização mensal próxima a da inflação, ou seja, próxima da poupança, logo a tal grande valorização que houve no preço dos imóveis não foi considerado. Veja que não é algo de grande valor, fica no interior e é algo bem humilde mesmo...os velinhos que gostam de ir para lá de vez em quando. Na real, só vou saber se foi vantajoso ou não quando da venda o que não pretendo fazê-lo por um bom tempo ainda. Quando desfazer a operação, ou seja, a venda, vou saber se foi vantajoso ou não, em relação ao valor do bem comprado atualizado pela inflação, inclusive, isso contará como ganho ou perda no balanço.

Reply

Entendi. Então, confirmou o que eu disse, que o imóvel talvez esteja atrapalhando a análise sobre a sua rentabilidade. Se é investimento, não pode atualizá-lo mensalmente, mas apenas se vendê-lo.

Abraço!

Reply

Postar um comentário