Organizar finanças pessoais como finanças empresarias | 2% ao Mês

Organizar finanças pessoais como finanças empresarias

Certa vez eu pensei "será que posso organizar minhas finanças da mesma forma como as empresas organizam suas finanças?". Achei que essa era uma brilhante ideia, tal como brilhante, pensei também que muitas pessoas poderiam já ter pensado nisso e então fiz uso do velho e conhecido google para encontrar algo sobre. 

Encontrei diversos blogues e sites, porém, um deles achei muito esclarecedor: um trabalho de conclusão de curso de contabilidade que tratava do assunto, o trabalho foi bem escrito, de forma didática de modo que muito pude aproveitar e fiz algumas modificações para aplicar à minha situação.

Bom, resumindo, o produto mais interessante que pude observar do trabalho foram os conhecidos: balanço patrimonial e; demonstração dos resultados. Estes são instrumentos da contabilidades da empresa, neste post retendo focar no balanço patrimonial que é a representação da situação patrimonial, financeira e econômica do patrimônio de uma entidade.

O balanço patrimonial registra o valor dos bens, direitos e obrigações, classificados conforme liquidez decrescente. A situação líquida da entidade é também registrada de forma que é o resultado da subtração entre direitos e obrigações em um determinado momento do tempo. A representação clássica é feita em forma de tabela com duas coluna, no lado esquerdo fica o ATIVO, no lado direito ficam o PASSIVO e O PATRIMÔNIO LÍQUIDO.


No âmbito das finanças pessoais o ATIVO seriam as aplicações de recurso feitas pela pessoa em bens de capital duráveis (imóveis, automóveis, jóias, eletrodomésticos etc) e investimentos ou aplicações financeiras (ações, títulos públicos, caderneta de poupança etc) e disponibilidades financeiras (dinheiro, valores em conta corrente, valores a receber).

O PASSIVO seriam as dívidas contraídas para composição do patrimônio, são provenientes de terceiros: empréstimos, financiamentos para pagamento de custos, financiamentos para aquisição de bens. A diferença dos bens e direitos menos das obrigações e dívidas mostra a situação líquida da pessoa, ou seja, quão rica ela é.

Às vezes, você observa uma pessoa ou outra que tem uma casa muito bonita, carro novo na garagem, jóias etc que conseguiu tudo aquilo através de financiamentos. Pode ser que o patrimônio líquido seja menor do que o que você imagina. Do outro lado às vezes você observar pessoas que moram em casa pequena, dirigem carros semi-novos, no entanto, sua riqueza pode ser maior que àquela que ostentava mais.

Abaixo, mostro a forma como eu organizo meu balanço patrimonial. Normalmente uma empresa faz um balanço ligeiramente diferente de outra, isso também ocorre em finanças pessoais, uma pessoa pode fazer uma organização do balanço diferente da outra, pois a realidade das pessoas são diferentes, embora a essência dos balanços sejam as mesmas.


Esse balanço acima é hipotético, mas para fins de explicação, posso dizer que eu aplico algumas particularidades ao meu balanço:

- Valores a receber: ponho o valor correspondente a seis meses de salário, pois como trabalho em uma empresa grande, acredito que uma demissão seria algo previsto com esse grau de antecedência, mas essa é uma premissa que depende de cada um.
- Gastos de Curto Prazo: para gastos fixos eu faço uma estimativa de seis meses de gastos totais (por enquanto sem discriminar entre fixos e variáveis); seis meses de gastos financeiros (são os juros do financiamento); aplico as regras dos seis meses, pois acredito que posso em seis meses vender o bens que comprei por via de financiamentos e eliminar os custos financeiros.
- É importante prever as depreciações ou até mesmo valorizações para os bens duráveis e sim, imóvel nem sempre valoriza, às vezes desvaloriza ou se mantém no mesmo valor, e isso deve ser levado em consideração e é fácil, basta ficar de olho no mercado local, nas vendas de imóveis semelhantes .

Bom dessa forma, você pode acompanhar a evolução do seu patrimônio líquido! Se você tiver muitos carros e eletrônicos, por exemplo, a depreciação é muito significativa e embora seus ganhos superem seus gastos, seu patrimônio pode estar reduzindo ao longo do tempo.

Em um outro post vou tentar abordar o assunto de demostração de resultados em finanças pessoais que é a forma como você pode representar em um determinado período de tempo, mensal, bimestral, trimestral etc os seus ganhos e gastos de forma a destacar o lucro ou prejuízo naquele determinado período. Eu faço com que isso esteja lincado ao balanço patrimonial. 

Até mais e boas finanças!

4 comentários

IC,

Postagem muito interessante! Meus parabéns.

Abraços.

Reply

Obrigado! Esse eh um modo excelente para acompanhar a evoluçao patrimonial!

Reply

Conterraneo IC,

Controlo de maneira parecida, mas sem considerar valores a receber de salarios futuros.

Alem disso, criei um grupo "Investimentos" com subcontas RF, RV e FII (que me ajudam a acompanhar a alocaçao da minha carteira). Tenho feito dessa forma desde 2010 (sou contador e fico feliz que mais gente esteja usando os conceitos da contabilidade para finanças pessoais).

A titulo de curiosidade, voce tem o link do TCC que fala do assunto? Pretendo escrever algo sobre e gostaria de uma luz.

Abraço, e excelente 2015 pra voce.

Ceariba Capitalista.

Reply

Desculpa a demora colega. Segue link: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Ftcc.bu.ufsc.br%2FContabeis292629&ei=OZHzVP3pINKIsQSx7IGoDg&usg=AFQjCNEaERoJeyIWU2kUZem4ApVWNP8wYA&sig2=C5N7nnZuYdpRhnq6unDQkQ&bvm=bv.87269000,d.cWc

Reply

Postar um comentário