Resultado Jun/2014 | 2% ao Mês

Resultado Jun/2014


Aqui estou eu de novo, já mais estudado em relação ao mercado financeiro. Desde março/2014 operando e investindo em ações. Preparei um gráfico para mostrar a rentabilidade comparando com o CDI e o IBOV, também uma tabela para demostrar como os meus recursos estão alocados, no momento. Para ficar no padrão dos demais investidores de blog, estou utilizando o sistema de cotas, do blog Além da Poupança, explicado no link. Por enquanto a meta mensal está em 1,2%, pois ainda estou aprendendo e, por hora, os 2% são ainda não factíveis para mim.


No mês de junho/2014, obtive crescimento total de 1,21%, pelo sistemas de cotas, ou seja, não contabilizando o efeito do meu aporte que foi de R$ 3,76 mil. Para mim, foi um ótimo crescimento, pois atingi pela primeira vez minha meta inicial que é de 1,2% am. No acumulado do ano, bati o CDI e o IBOV, pura sorte de principiante!


Atribuo o bom resultado à três operações que fiz com ALPA4, KLBN4 e opções da ITUB4. Mês passado também fiz operações com ITUB4, fiz nesse mês, quase a mesma coisa que fiz mês passado, como interpretei que ela estava a um preço alto, eu fiz uma trava de baixa e me sai bem com essa escolha. 

Enfim, com ações consegui 6,4% de rendimento, pura sorte de principiante e elevou meus rendimentos totais à 1,21%, pois com o restante em renda fixa, LCI e LCA, consegui a mesma baixa rentabilidade de aprox. 0,7%! Minha exposição em ações é baixa, por enquanto, aproximadamente 10% do meu patrimônio e isso me ajuda no fator psicológico, pois em algumas operações eu cheguei a ficar negativo, mas como havia percentualmente pouco dinheiro envolvido, eu não me desesperei e aguardei até a onda virar, e virou.

Por enquanto, como acho que a bolsa está sobre-valorizada no curto prazo pois a economia do país está mal, vou manter minha baixa exposição. Estou somente com um papel em carteira, a ALPA4, mas estudo a possibilidade de trocar por KLBN4, ou simplesmente comprar esta, quem sabe, mas aí eu aumentaria minha exposição em ações o que por enquanto vai contra a minha estratégia.
Estou no momento com uma estratégia conservadora, quase tudo em renda fixa e 10,9% em renda variável e até agora somente com operações curtas em ações, pois não achei ainda um papel que eu tenha coragem de comprar e segurar, embora as ALPA4 e KLBN4 sejam as mais próximas de entrar nessa modalidade de investimento, estou estudando-as.

4 comentários

A estratégia está bem planejada. No entanto, penso que as metas absolutas devem girar em torno dos aportes, e não sobre a rentabilidade, porque com o tempo, e a maior exposição em renda variável, o retorno vai depender mais do mercado. Assim, o mais utilizado é a adoção de benchmarks, ou parâmetros para comparação no período, especialmente no longo ou médio prazo. É uma sugestão.

Parabéns pela evolução no mês!

Reply

Ok! Inicialmente, quando fiz o blog, pensei em 2% am, no entanto, depois de pesquisar mais os rankings vi que as primeiras posições de blogueiros no ano passado tinham conseguido algo em torno de 15% aa, daí reduzi minha meta, inicialmente, para 1,2% ao mês, que dá próximo de 15% aa que já um benchmark. Indo de encontro à sua observação, eu tenho minha meta crescimento com os aportes, no entanto, não dou ênfase aqui no blog, pois, para a maioria das pessoas que estão de fora acho que a taxa de crescimento desconsiderando os aportes, ou seja, pela planilha do AdP, é mais importante.

Reply

Postar um comentário