Resultado Mai/2014 | 2% ao Mês

Resultado Mai/2014

Gente, tá na hora de divulgar os resultados alcançados. Eu, apesar de investir desde 2010 nos segmentos de renda fixa mais famosos, exceto em dois episódios rápidos, um em 2010 e outro em 2011, não havia  investido em ações. Isso porque esses dois episódios foram um pouco traumáticos pra mim, pois logo que comprei ações, de blue chips, não pude suportar perder perto de 10% do meu patrimônio assim em um mês e logo as vendi e fiquei com aquela sensação de que mexer com ações não era para mim. Cometi de cara o erro de alocar logo todo meu capital em renda variável, apostando na sorte.

Pois bem, aqui estou eu de novo, já mais estudado em relação ao mercado financeiro. Desde março/2014, passei a investir em ações e espero obter bons resultados dessa vez. Preparei um gráfico para mostrar a rentabilidade e uma tabela para demostrar como os meus recursos estão alocados, no momento. Para ficar no padrão dos demais investidores de blog, estou utilizando o sistema de cotas, do blog Além da Poupança, explicado no link. Por enquanto a meta mensal está em 1,2%, pois ainda estou aprendendo e, por hora, os 2% são ainda não factíveis para mim.

No mês de maio mantive a baixa exposição em renda variável, porque ainda estou aprendendo e não decidi ainda quais ações vou operar em modo "buy and hold". Fiz operações com as ações BBSE3, PSSA3, KLBN4, e com opções de ITUB4, com exposição muito baixa em operação vendida e que me trouxe um bom resultado, visto que essa ação só caiu.

Vou manter minha baixa exposição em renda variável, pois, como a economia brasileira anda escorregando, vou aguardar o IBOV corrigir essa alta recente. Ou, de acordo com os estudos fundamentalistas, se eu detectar algum ativo com desempenho operacional acima da média e com valor de mercado abaixo, pode ser que eu aumente minha exposição em renda variável, mas, por enquanto, ainda não conclui nada acerca disso.

Sobre alocação de recursos, escrevi algo sobre isso e você pode verificar pelo link.

2 comentários

Estou aprendendo, estudando. Nas minhas primeiras empreitadas, já fiquei logo feliz com um ganhozinho que tive e vendi logo. Mas eu pretendo definir, do total em Renda Vriável. na ordem de 60% para "buy and hold" e 40% para ganhar com as oscilações de médio prazo (5 meses), aprender com isso também, pois vejo que existem empresas, como Petrobras, que oscilam muito e acho que é possível aproveitar essa montanha-russa.

Reply

Postar um comentário